Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

Criaturas: Grifos

O Grifo é uma criatura com o corpo de um leão e a cabeça e asas de uma águia. Como o leão era tradicionalmente considerado o rei dos animais e a águia, o rei dos pássaros, o grifo foi pensado para ser uma criatura especialmente poderosa e majestosa. Na antiguidade era um guardião da divindade e também símbolo de seu poder.

Como diversos animais fantásticos, incluindo centauros, sereias, fênix, entre outros, o Grifo simboliza um signo zodiacal, devido ao senso de justiça apurado, o fato de valorizar as artes e a inteligência, e o fato de dominar os céus e o ar, simboliza o signo de libra, a chamada balança.
Os Grifos em geral cruzam com éguas. Desse cruzamento damos o nome de hipogrifo, mas tais cruzamentos são, de forma, raros.
Ovos
No século 9, o escritor irlandês chamado Stephen Scotus afirmou que a relação dos grifos era estritamente monogâmica. Eles não só mantêm apenas um companheiro para toda a vida, mas se o parceiro morrer, o outro continua durante todo o resto da sua vida sozinho, e nunca volta a procurar um novo parceiro.
Os hábitos da grifo fêmea foram descritos claramente, pela primeira vez, por Santa Hildegard de Bingen, uma freira alemã do século 12. Ela ressaltou como a fêmea prenha procura uma caverna com uma entrada muito estreita, mas com bastante espaço dentro, protegido das intempéries. Lá ela coloca seus três ovos (aproximadamente do tamanho de ovos de avestruz), e fica de guarda sobre eles.
Rumores medievais mencionam que o grifo constrói um ninho semelhante ao de uma águia e que, em vez de ovos, bota safiras. No entanto, estas gemas são, de fato, uma forma rara de ovo, não safiras reais e apenas algumas raças de grifos botam ovos com esse aspecto de gema.
Outra hipótese é que, muitas vezes, animais são chamados para vigiar as minas de ouro e tesouros escondidos, e grifos são frequentemente usados nessas tarefas porque eles possuem o hábito de contar e recontar o número de gemas que vêem dentro das minas. Com isso, a poeira cintilante das gemas e do ouro se agarram às suas penas para, em seguida, cair em cima do ninho, o que pode ter sido a origem do mito das safiras em lugar de ovos.
História
Ao longo da história, os grifos e seus primos foram consideradas como animais ligados a realeza, e muitas vezes os hábitos da nobreza confirmam essa relação. No Egito Antigo, uma criatura semelhante foi retratada com um corpo esbelto felino e a cabeça de um falcão, que é identificada como um axex, mas tais criaturas podem ter sido um dos antepassados dos grifos. Dos dois “pássaros” sagrados de origem persa, o Homa e o Simurgh, o Homa é frequentemente descrito como parecido com um grifo. Antigos elamitas também usavam uma criatura semelhante extensivamente na sua arquitetura. Durante o Império Pérsia, homas foram amplamente utilizados como estátuas e símbolos em palácios. Os homas também tiveram um lugar especial na literatura persa como guardiões da luz.
Lendas medievais
Uma garra do grifo tem propriedades medicinais e uma de suas penas poderia restaurar a vista aos cegos. Taças esculpidas das garras de grifo (na verdade, chifres de antílope) e ovos de grifos (na verdade, ovos de avestruz) eram altamente valiosos nas cortes medievais européias.
Fontes: Wikipédia e Gurps.rpgista.com
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Grifos, eu adoro eles! :D

    Ainda mais agora que descobri que são ligados à minha casa zodiacal também \o/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse foi o post que teve o comentário mais rápido que já vi :D

    ResponderExcluir